CLASSIFICAÇÃO

quarta-feira, 12 de março de 2014

MITO CRISTALIZADO

Mito cristalizado
Imagem internet
O que seria um mito? Resposta: “o mito tenta explicar alguma coisa, superficialmente”. Portanto, o mito não "esmurruga" o assunto por completo, o mito não explica como deveria, mas o mito satisfaz a curiosidade dos leigos ou ociosos sem se aprofundar, baseado na opinião e não na busca sistemática pelo conhecimento. Seria como comer aquele "miojo", matando a fome, mas, não nutrindo devidamente seu organismo. Os sofistas eram adeptos dessa prática.

E o mito cristalizado? Este seria um mito quase que invulnerável, intransponível, mais forte que um mito simples e comum, porém é mito e como tal foi feito pra ser derrubado, só depende do empenho. Para se entender melhor e a título de exemplo, uma espécie de mito cristalizado seria antigamente afirmar que ninguém poderia chegar a lua, porque os deuses não queriam. Se você se satisfaz com isso, tudo bem. Mas, para quem é curioso não bastaria essa premissa, mas sim, explicar o porquê. As pessoas precisariam saber porque o homem não consegue chegar a lua e não jogar nas costas dos Deuses, que já estão com os ombros cansados. Caso contrário, o homem pode sim ir a lua, e foi isso que ocorreu.

Assim, o mito surge para ser quebrado. Mitos são criados diariamente.
O mito  surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, e que, acima de tudo, “jogue para a boca do mito” o que gostaria de impor, mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranqüilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo. É o narrador quem constrói o esquema do mito, porém ele só nasce e se consolida a partir da aceitação coletiva, ou seja, o mito só existe quando ele cai no senso-comum. É ele quem dá a vida ao mito. (http://www.infoescola.com/filosofia/origem-e-funcao-do-mito/ , 12/03)

No esporte, tínhamos um mito em Fraiburgo. O mito de que na terra da maçã não podemos sediar competições a nível estadual ou nacional. Então, isso não seria um mito cristalizado? Somente afirmar,  que não podemos realizar ou sediar uma competição de maior vulto? Sem comprovar o que se diz?

É claro que todo cuidado é pouco, mas como explicar este mito, então? Seria melhor ficar na zona de conforto do que se permitir a conhecer o desconhecido? Falta de estrutura mesmo? Pode até ser isso, mas e a explicação? O grupo dessa atual administração no esporte, devagarzinho, vem quebrando mitos. Amplia-se horizontes, eleva-se o conceito, permitindo-se alcançar um espaço maior. 

Sendo assim, já trouxemos jogos da liga nacional de futsal, copa do brasil de futebol de campo feminino. Trouxemos micro regionais do moleque bom de bola, o estadual de handebol infantil, regional dos jogos do SESI. Podemos, até, ainda não sediar algo do tamanho de um JASC, Joguinhos, JESC, mas quem sabe em parceria, futuramente? a semente foi plantada com a quebra do mito. Temos uma ótima estrutura e nossa vocação é de atender bem quem nos visita.

Essa atual administração veio pra quebrar mitos. Claro que precisamos de mais investimentos, mas, se não começarmos a mudar, nada muda. O retorno vem economicamente pois movemos a cidade, incentivamos as crianças a se esforçarem, alegra-se ainda mais a cidade. A PRINCIPAL CONDIÇÃO É NÃO SE BRECAR O DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO DESSA CIDADE, COM MITOS.

UM ESPORTE QUE QUEBRA MITOS
A reprodução das notícias e fotos contidas aqui é autorizada desde que contenha a assinatura 'blogfmefraiburgo’

Nenhum comentário:

Postar um comentário